Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes

Cesar Brod

Capítulos

Prefácio da 3ª edição (rolling edition)

Embarcando na viagem ágil, por Cláudio Machado

Prefácio da 2ª edição

Dos pesquis aos bahs e tchês, passando pelas Cataratas do Iguaçu, por Carolina Borim

Prefácio da 1ª edição

Duas cesarianas no mesmo dia, por Franklin Carvalho

Parte I

Para entender o Scrum

Parte II

A prática do Scrum

Parte III

Aprimorando o Scrum

Parte IV

Outros usos do Scrum

Parte V

Dinâmicas Ágeis

Posfácio

A resposta é 42

Guia de Leitura

Minha recomendação é simples: leia este livro de cabo a rabo. Você tomou a atitude de comprar este livro, prestigiando-o entre tantos outros nas prateleiras de uma livraria real ou virtual. Ou você o tomou emprestado de um amigo ou de uma biblioteca pública. Mesmo que você acesse a versão online, acredito você chegou até o livro e até esta página que lê agora porque já teve algum tipo de introdução ao Scrum e, provavelmente, até leu algumas das coisas que eu mesmo escrevi sobre o assunto. Então, faça valer seu investimento (seja em tempo ou dinheiro) e não fique, ao menos na primeira leitura, saltando de um capítulo para outro ou indo direto para as partes práticas.

Em uma analogia simplória com a aprendizagem do violão, com três acordes, você anima boas rodinhas descompromissadas, mas para ser um profissional do instrumento você terá de estudar e praticar muito. Métodos ágeis não são uma unanimidade, ainda que sejam cada vez mais cultuados e adotados. Você vai encontrar, pelo caminho, os detratores e os paraquedistas – estes, os mais perigosos, pois são justamente os que dão todos os motivos para que existam os detratores. Entre os paraquedistas há aqueles que aprenderam o jargão do Scrum e dos métodos ágeis – os três acordes –, eles animam você e sua equipe, mas na hora das entregas acaba a festa e só sobra a ressaca. Por isso a base fornecida na Parte I é importante. Nela você terá elementos suficientes para identificar paraquedistas e defender-se de detratores quando começar a aplicar as práticas apresentadas na Parte II. Na Parte III você encontrará informações adicionais para aprimorar o seu Scrum, e na Parte IV, um pouco de sugestões de uso não muito tradicionais do Scrum. A Parte V foi criada para a terceira edição desse livro e ela é, quase integralmente, o roteiro de dinâmicas que uso em minhas oficinas de Introdução e Prática em Métodos Ágeis. Na Parte V falo sobre a agilidade em tempos de isolamento social, incluindo pessoas convidadas que refletem comigo sobre aspectos de trabalho remoto. Antes de encerrar, em Referências apresento uma coleção de ferramentas auxiliares de seu trabalho com o Scrum.

No final do livro, você encontrará as referências ordenadas por cada capítulo que você leu. Elas foram para o final justamente para não atrapalharem o fluxo de sua primeira leitura e servem como ponto de partida para a continuidade de sua aprendizagem. Já que é complicado clicar no livro (a não ser que você o esteja lendo no formato digital), todas essas referências estarão em https://scrum.brod.com.br.

Depois da primeira leitura, você poderá guardar este livro como uma referência e saltar as páginas como desejar. Ainda que os capítulos estejam colocados de forma a facilitar a sequência de sua aprendizagem, você vai notar que procurei fazer com que cada um deles esteja contido em si. Dessa forma, você pode usar cada um deles e suas referências ao final do livro como fontes isoladas de consulta em seu aprofundamento nos temas e na sequência de sua aprendizagem. O glossário e o índice remissivo que encerram o livro podem auxiliá-lo em suas revisões e consultas posteriores.

No início de cada capítulo, coloquei um pequeno tuíte, resumindo o assunto do qual ele trata. Aproveito para pedir que, ao ler este livro, se quiser fazer algum comentário ou contribuir com a sua divulgação nas redes sociais, use a hashtag #scrumbrod. Fico extremamente agradecido!

Capítulos

Prefácio da 3ª edição (rolling edition)

Embarcando na viagem ágil, por Cláudio Machado

Prefácio da 2ª edição

Dos pesquis aos bahs e tchês, passando pelas Cataratas do Iguaçu, por Carolina Borim

Prefácio da 1ª edição

Duas cesarianas no mesmo dia, por Franklin Carvalho

Parte I

Para entender o Scrum

Parte II

A prática do Scrum

Parte III

Aprimorando o Scrum

Parte IV

Outros usos do Scrum

Parte V

Dinâmicas Ágeis

Posfácio

A resposta é 42

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.