Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes

Cesar Brod

Capítulos

Prefácio da 3ª edição (rolling edition)

Embarcando na viagem ágil, por Cláudio Machado

Prefácio da 2ª edição

Dos pesquis aos bahs e tchês, passando pelas Cataratas do Iguaçu, por Carolina Borim

Prefácio da 1ª edição

Duas cesarianas no mesmo dia, por Franklin Carvalho

Parte I

Para entender o Scrum

Parte II

A prática do Scrum

Parte III

Aprimorando o Scrum

Parte IV

Outros usos do Scrum

Parte V

Dinâmicas Ágeis

Parte VI

Crônicas do Isolamento Social

Posfácio

A resposta é 42

22.4 – Alguns pontos e sugestões para você organizar seu home office

  1. Afeto é tudo aquilo que nos atravessa, nos toca, nos transforma. Tudo que está ao nosso redor é, para nós, afeto. Podemos usar esse “tudo” como ponto positivo para nossa vida e alinharmos o que nos afeta ao que nos faz bem. Você escolhe o que se deixa afetar? Já pensou sobre isso? Como podemos construir ambientes de afetos positivos? Aqui, meu convite é que você construa seu ambiente de trabalho pensando em um ambiente de afeto positivo. Perceba o que te faz bem, quais lembranças lhe motivam, o que você gosta de olhar ou de ouvir, o que você gosta de ler, como quer se sentir hoje? Encontre lugares para esses afetos no seu home office.
  1. Rituais. Quais rituais fazem sentido para você? Já parou para pensar sobre isso? Como ritualizar o início e final de um dia de trabalho, de forma simples? A conquista de algo bom? Dos fatos que acontecem na sua vida, você valoriza mais o que é positivo ou negativo? Os rituais constroem memórias em nós – que ficam no corpo – que somos nós. O que você escolhe deixar em você? Aqui, meu convite é para que você encontre os rituais que fazem sentido, para seu dia a dia. Uma meditação no início do dia e um escalda pés ao final do dia. Se arrumar para o momento do trabalho e ao final trocar a roupa – mesmo estando em casa. Acender incenso e praticar algum movimento. Dançar. Escrever. Celebrar com amigos e familiares as pequenas conquistas. Escolha o que faz sentido para você e lembre-se, não precisa ser algo difícil ou que demande muito tempo, ok? Sempre pode ser simples.
  1. Estações de Trabalho. Vimos que o corpo é dinâmico e precisa de movimento. Por isso, um local ideal de trabalho é aquele que te permite movimentar-se. Estabeleça diferentes espaços para trabalhar: pode ser na mesa, recostada no chão com uma almofada, sentada no chão, com um banquinho. Selecione o que te agrada e deixe as estações semi-prontas, vá passando por elas ao longo do dia. A melhor postura para você ficar durante seu trabalho é sempre a próxima!  
  1. Organização. Nossa mente se relaciona com os espaços que habitamos. Se estamos em um local bagunçado, dificilmente nos concentraremos ou conseguiremos ter clareza mental, pensar criativamente e ter espaço para a tranquilidade. Então, organize seu espaço de trabalho, escolha ítens que lhe ajudem a acomodar todo o seu material e que te agradem. 
  2. Comunicação assertiva em casa. Deixe claro para as pessoas que moram com você onde é seu espaço de trabalho, delimite e crie símbolos que comuniquem o que você precisa quando estiver ali. Seja uma pessoa criativa e pense em como fazer isso de forma divertida. 
  1. Pausa. Escolha tempos de pausa ao longo da sua jornada de trabalho. A pausa é fundamental para que você absorva o que foi feito, crie espaço para as tarefas novas e encontre leveza no seu dia e com seus familiares, em casa.
  1. Atividade Física. Busque alguma atividade que lhe faça movimentar o corpo – corpo em movimento é sempre a melhor escolha – Caminhada ao ar livre, corrida, aulas de alguma modalidade que você goste. Encontre uma profissional que se afinize e passe segurança no que faz para te direcionar nas aulas. Um bom profissional é fundamental para um desenvolvimento seguro e eficiente. 

Afeto, ritual, estação de trabalho, organização, comunicação, pausa, atividade física, são alguns dos pontos que te ajudarão a manter harmonia em seu home office, contribuindo para a sua saúde, não só em tempos pandêmicos. Esses sete pontos integram o que ilustrei sobre o Saber do Corpo que está diretamente relacionado com uma saúde integrada. 

Portanto, inteligência biológica, inteligência mecânica e inteligência relacional são instâncias que fazem de nós únicos no mundo, olhar para elas com atenção é se envolver com o desenvolvimento que queremos, individualmente – refletido no coletivo e no meio ambiente. Quando nós trabalhamos com o foco em harmonizar nosso home office, desenvolvemos um corpo de colaboradores alinhado com o bem-estar e essa escolha reflete totalmente no desenvolvimento do trabalho coletivo. 

Por fim, agradeço você que está lendo, por chegar até aqui e desejo que seja possível criar uma nova realidade – aquela que você deseja viver. 

Capítulos

Prefácio da 3ª edição (rolling edition)

Embarcando na viagem ágil, por Cláudio Machado

Prefácio da 2ª edição

Dos pesquis aos bahs e tchês, passando pelas Cataratas do Iguaçu, por Carolina Borim

Prefácio da 1ª edição

Duas cesarianas no mesmo dia, por Franklin Carvalho

Parte I

Para entender o Scrum

Parte II

A prática do Scrum

Parte III

Aprimorando o Scrum

Parte IV

Outros usos do Scrum

Parte V

Dinâmicas Ágeis

Parte VI

Crônicas do Isolamento Social

Posfácio

A resposta é 42

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.