Guia de Leitura

Posted on: qui, 10/31/2019 - 11:28 By: Mônica Chiesa

Minha recomendação é simples: leia este livro de cabo a rabo. Você tomou a atitude de comprar este livro, prestigiando-o entre tantos outros nas prateleiras de uma livraria real ou virtual. Ou você o tomou emprestado de um amigo ou de uma biblioteca pública. Certamente você chegou até este livro e até esta página que lê agora porque já teve algum tipo de introdução ao Scrum e, provavelmente, até leu algumas das coisas que eu mesmo escrevi sobre o assunto. Então, faça valer seu investimento (seja em tempo ou dinheiro) e não fique, ao menos na primeira leitura, saltando de um capítulo para outro ou indo direto para as partes práticas.

Farei algumas analogias com a aprendizagem do violão: com três acordes, você anima boas rodinhas descompromissadas, mas para ser um profissional do instrumento você terá de estudar e praticar muito. Métodos ágeis não são uma unanimidade, ainda que sejam cada vez mais cultuados e adotados. Você vai encontrar, pelo caminho, os detratores e os paraquedistas – estes, os mais perigosos, pois são justamente os que dão todos os motivos para que existam os detratores. Entre os paraquedistas há aqueles que aprenderam o jargão do Scrum e dos métodos ágeis – os três acordes –, eles animam você e sua equipe, mas na hora das entregas acaba a festa e só sobra a ressaca. Por isso a base fornecida na Parte I é importante. Nela você terá elementos suficientes para identificar paraquedistas e defender-se de detratores quando começar a aplicar as práticas apresentadas na Parte II. Na Parte III você encontrará informações adicionais para aprimorar o seu Scrum, e na Parte IV, um pouco de sugestões de uso não muito tradicionais do Scrum. A Parte V foi criada para a terceira edição desse livro e ela é, quase integralmente, o roteiro de dinâmicas que uso em minhas oficinas de Introdução e Prática em Métodos Ágeis. Antes de encerrar, em [[Referências]] apresento uma coleção de ferramentas auxiliares de seu trabalho com o Scrum.

No final do livro, você encontrará as referências ordenadas por cada capítulo que você leu. Elas foram para o final justamente para não atrapalharem o fluxo de sua primeira leitura e servem como ponto de partida para a continuidade de sua aprendizagem. Já que é complicado clicar no livro (a não ser que você o esteja lendo no formato digital), todas essas referências estarão em http://brodtec.com/scrum.

Depois da primeira leitura, você poderá guardar este livro como uma referência e saltar as páginas como desejar. Ainda que os capítulos estejam colocados de forma a facilitar a sequência de sua aprendizagem, você vai notar que procurei fazer com que cada um deles fosse contido em si. Dessa forma, você pode usar cada um deles e suas referências ao final do livro como fontes isoladas de consulta em seu aprofundamento nos temas e na sequência de sua aprendizagem. O glossário e o índice remissivo que encerram o livro podem auxiliá-lo em suas revisões e consultas posteriores.

No início de cada capítulo, coloquei um pequeno tuíte, resumindo o assunto do qual ele trata. Aproveito para pedir que, ao ler este livro, se quiser fazer algum comentário ou contribuir com a sua divulgação, use a hashtag #scrumbrod. Fico extremamente agradecido!

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.