Ao Alexandre Marcondes, por apresentar-me ao Scrum. Ao professor Aleks Montanha, por apresentar-me ao Marcondes. À Fernanda Alves Chaves, por apresentar-me ao Montanha. A todos os que foram vítimas de minhas experiências prematuras com o Scrum e muitas outras práticas ágeis (mesmo antes delas terem esse nome), em especial o Vilson Gärtner, o Pablo Dal’Oglio e o João Alex Fritsch. Às equipes da Solis, do Portal do Software Público Brasileiro, do Portal Brasileiro de Dados Abertos, da Unicamp, da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, da Sysvale, da Arpen São Paulo e tantas outras com as quais aprendi e continuo aprendendo. Aos “eye openers” Alexandre Gomes e Ricardo Poppi.
Ao Frederick Brooks Jr., por presentear todos nós com sua obra O mítico homem-mês e por ter me agraciado com sua paciência e amizade enquanto traduzia este e seu outro livro, O projeto do projeto, da modelagem à realização. Ao Fred também agradeço por sua vinda ao Brasil, em 2009, quando pude conhecê-lo pessoalmente, afinal, durante a Latinoware.
O Fred faleceu no final de 2022. Ainda que nosso volume de comunicação tenha diminuído ao longo do tempo, ao menos uma vez por ano fazíamos contato. Sua mulher, Nancy, permitiu-me que eu traduzisse a última coisa que ele escreveu: uma carta para a família e amigos, da qual eu estava, orgulhosamente, entre os destinatários.
Ao Greg Nudelman, cujo livro Padrões de projeto para Android traduzi para a Novatec Editora. Graças a essa tradução iniciou-se uma amizade e um trabalho de revisão técnica do livro The $1 prototype, que rendeu muitos papos e novas dinâmicas que passei a incorporar nas oficinas que conduzo. Também fiz a revisão de um capítulo sobre o desenvolvimento de assistentes falantes para o livro New Frontiers in Web Design, com o qual o Greg contribuiu.
Daniel Wildt! Bastou um almoço contigo para eu ter a direção necessária para a abordagem da revisão da segunda e todas as edições posteriores deste livro: a importância da história, da jornada do herói! Muito obrigado!
Carolina Borim! Thanks for all the pequi! E pelo prefácio da segunda edição!
Claudio Muniz Machado Cavalcanti, Claudião! Valeu a parceria e a confiança em ter me levado a projetos ágeis de escala grandiosa, com importantíssimo impacto social. E muito obrigado pelo prefácio da rolling edition!
Um abraço muito especial ao Rubens e à Ana Carolina Prates, que, junto à Carolina Kuwabata, receberão, em algum dia, o troféu universal da paciência por aturar este escritor neófito e idealista.
Um beijo especial para a Joice Käfer Marrero que acompanhou o nascimento desse livro e contribuiu com revisões (e segue contribuindo!), muitas críticas e sugestões.
Mônica Chiesa, muito obrigado por aturar minhas chatices no projeto de retrabalhar esse livro na web, e também pelas bolachas e doces.
A querida amiga Laura Tonini contribuiu com novos textos que entraram na seção Aprendizagens do Isolamento Social, mas também com minha saúde física e mental com todo o seu carinho nesses tempos de pandemia. Essa nova seção também teve a colaboração da minha filha Aline Brod, sócia da helice.cc e do Cadu Guimarães, CEO da Health Tech Sysvale.
À Meire Brod da Libélula Editorial e mãe das minhas filhas, agradeço pelo carinho e primoroso trabalho na edição impressa deste livro, incluindo a revisão dos textos. O agradecimento vai também ao Luiz Pedro Prisco Costa que trabalhou com a Meire em tudo o que diz respeito a ilustrações, leiautes, projeto gráfico e diagramação do livro.
A criação.cc viabilizou a nova presença web desse livro com seus excelentes e sensíveis profissionais. Junto com a Libélula eles chegaram em um visual que dialoga com a versão impressa muito bem. Valeu Iasmin Wallauer, Flávia Miranda, Mateus Roveda e Eduardo Pittol!
Meu irmão, Rodrigo Brod, fez uma capa bacana para a edição que deveria ser também a impressa há uns três anos. Valeu, bro(d|t)her.
Mil beijos para minhas filhas, netos, minha mãe, meu pai (in memorian) e todo mundo que está me assistindo!
Rubens Queiroz de Almeida, Franklin Carvalho, Júlio Neves, Marcos Siríaco Martins, a bênção!