Lá no final do Product Backlog pode ter um item como “Como jogador, quero convidar para o Jogo dos Tronos todos os meus amigos do LinkedIn, Google+, Quora, Obscuronet e Futuroweb”. Então, é melhor já saber que você terá de usar interfaces (APIs) fornecidas por esses serviços ou algum software (ou uma biblioteca) que já faça isso por você.
Se algum item do Product Backlog merecer, de fato, uma reunião específica de refinamento, lembre-se de que nada pode interferir em um Sprint que já está em andamento. Essa reunião deve ter um objetivo muito específico (de preferência, não refinar mais que dois ou três itens do Product Backlog). Prefira fazer mais reuniões de curta duração do que qualquer reunião que possa durar mais do que duas horas. Convide as galinhas, mas não muitas! Elas podem trazer alguns ovos frescos interessantes ao projeto, mas muito cacarejar atrapalha (leia mais sobre porcos e galinhas no quadro sobre o tema no Capítulo 7, “Ah, o cheirinho de Scrum pela manhã!”). Minha preferência pessoal é a de, sempre, incorporar essas atitudes de refinamento às reuniões de revisão dos Sprints, mas sem aumentar o seu tempo de duração (no máximo, duas horas).
Mais uma vez, dê uma pausa em sua leitura e procure conversar com outras pessoas sobre o Jogo dos Tronos e veja de que forma você pode enriquecer seu mapa mental/Product Backlog.