Quando você trabalha com equipes cujos membros colaboram a distância, as ferramentas do Google, em especial o Drive e o Meet, são ótimas para a criação de um ferramental de apoio ao Scrum na nuvem. Mesmo assim, nada substitui a proximidade e as reuniões presenciais. Por isso, mesmo que seu time trabalhe, na maior parte do tempo, de forma remota, procure estabelecer momentos em que todos possam se encontrar em um mesmo local.
Recomendo que as práticas iniciadas com o uso do quadro branco e das notas adesivas (comece por elas!) reflitam-se nas ferramentas colaborativas. É possível, por exemplo, usar uma tela grande na qual seja exibida uma planilha representando o KanBan, editado por todos os colaboradores que trabalham local e remotamente. Outra tela pode ter o mapa mental com o Product Backlog integral e outra o Burndown Chart para o Sprint em execução. Para boa parte das empresas, o investimento em TVs inteligentes de alta resolução com um navegador web, ou mesmo TVs e monitores grandes mais antigos conectados a um Raspberry Pi não representam grande coisa em termos de investimentos, que são muito compensadores.
O Meet (a ferramenta de videoconferência do Google) servirá para você trazer as pessoas que estão distantes para a sua reunião diária do Scrum. Torne essas reuniões remotas tão sagradas quanto as presenciais.
Estabeleça multas por faltas e atrasos! Outra grande vantagem do Google Drive é sua onipresença em qualquer tipo de dispositivo, tornando fácil acompanhar a evolução de um projeto a partir de um tablet ou celular inteligente sempre que necessário.