Por que mais um livro sobre o Scrum?

Posted on: qui, 10/31/2019 - 11:26 By: Mônica Chiesa

O Scrum entrou na minha vida para melhorar meu entendimento de problemas e permitir, com isso, a criação de soluções eficazes. Não demorou nada para perceber que a criação de empatia com pessoas e a compreensão de suas relações são fundamentais para o entendimento dos problemas que devem ser resolvidos. O Scrum é um ponto culminante em minha vida profissional, a coroação de estudos, testes e aplicação de práticas de Engenharia de Software que, posso dizer com a mais absoluta certeza, iniciaram-se em 1988, na primeira vez em que li O mítico homem-mês, do Fred Brooks Jr. (autor que tive a honra de conhecer pessoalmente).

Você não vai deixar de encontrar aqui o que espera: repetirei muita coisa que pode ser encontrada em outros bons livros sobre o Scrum, até para que você não tenha de ficar assoberbado em meio a outros livros e infinitas referências para poder entender, plenamente, o que estou falando. Por outro lado, não vou ater-me ao uso do Scrum como método, prática, framework ou processo de desenvolvimento de software: você encontrará aqui, por exemplo, o Scrum usado como apoio ao planejamento estratégico ágil de uma empresa. De fato, defendo o Scrum como uma atitude que serve bem a um mundo em que o novo já nasce potencialmente velho, se não for flexível e capaz de constante reinvenção.

Dediquei considerável tempo e esforço para tentar fazer com que este livro fosse o mais atemporal possível e também para que ele servisse como uma leitura agradável, que possa ser feita do início ao fim, mas a qual você também possa usar como referência posterior, no caso de alguma dúvida (vai saber com quais outros ele competirá na cabeceira de sua cama!). Em cada nova edição, busquei colocar novas coisas que aprendi com as pessoas, de várias instituições e empresas, que passaram por minhas oficinas e foram meus coaches de métodos ágeis. Contudo, lutei ao máximo para manter este livro curto, ágil e instigador de novos aprendizados para os leitores.

Diferente de muitos livros que ganham um complemento na web, este aqui é o complemento para coisas que já publiquei na web e que estão, em sua maioria, compiladas em http://brodtec.com/scrum. No entanto, deve haver mais coisas perdidas, ou, melhor, achadas pelo Google. Tente uma busca por “brod intext:scrum” (sem as aspas).

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.