Agradecimentos

Posted on: qui, 05/09/2019 - 14:11 By: Cesar Brod

Ao Alexandre Marcondes, por apresentar-me ao Scrum. Ao professor Aleks Montanha, por apresentar-me ao Marcondes. À Fernanda Alves Chaves, por apresentar-me ao Montanha. A todos os que foram vítimas de minhas experiências prematuras com o Scrum, em especial o Vilson Gärtner, o Pablo Dal’Oglio e o João Alex Fritsch. Às equipes da Solis, do Portal do Software Público Brasileiro, do Portal Brasileiro de Dados Abertos, da Unicamp, da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, da Arpen São Paulo e tantas outras com as quais aprendi e continuo aprendendo. Aos “eye openers” Alexandre Gomes e Ricardo Poppi.

Ao Frederick Brooks Jr., por presentear todos nós com sua obra O mítico homem-mês e por ter me agraciado com sua paciência e amizade enquanto traduzi este e seu outro livro, O projeto do projeto, da modelagem à realização. Ao Fred também agradeço por sua vinda ao Brasil, em 2009, quando pude conhecê-lo pessoalmente, afinal, durante a Latinoware.

Ao Greg Nudelman, cujo livro Padrões de projeto para Android traduzi para a Novatec Editora. Graças a essa tradução iniciou-se uma amizade e um trabalho de revisão técnica do livro The $1 prototype, que rendeu muitos papos e novas dinâmicas que passei a incorporar nas oficinas que conduzo. Também fiz a revisão de um capítulo sobre o desenvolvimento de assistentes falantes para o livro New Frontiers in Web Design, com o qual o Greg contribuiu.

Daniel Wildt! Bastou um almoço contigo para eu ter a direção necessária para a abordagem da revisão da segunda e todas as edições posteriores desse livro: a importância da história, da jornada do herói! Muito obrigado!

Carolina Borim! Thanks for all the pequi! E pelo prefácio desta segunda edição!

Claudio Muniz Machado Cavalcanti, Claudião! Valeu a parceria e a confiança em ter me levado a projetos ágeis de escala grandiosa, com importantíssimo impacto social. E muito obrigado pelo novo prefácio!

Um abraço muito especial ao Rubens e à Ana Carolina Prates, que, junto à Carolina Kuwabata, receberão, em algum dia, o troféu universal da paciência por aturar este escritor neófito e idealista.

Um beijo especial para a Joice Käfer Marrero que acompanhou o nascimento desse livro e contribuiu com revisões (e segue contribuindo!), muitas críticas e sugestões.

Mônica Chiesa, muito obrigado por aturar minhas chatices no projeto de retrabalhar esse livro na web, e também pelas bolachas e doces.

Mil beijos para minha mulher, Zalane, minhas filhas, minha mãe, meu pai e todo mundo que está me assistindo!

Rubens Queiroz de Almeida, Franklin Carvalho, Júlio Neves, Marcos Siríaco Martins, a bênção!

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.