Posted on: qua, 08/28/2019 - 17:40 By: Mônica Chiesa

Sempre que conduzo uma palestra ou oficina sobre Scrum, dentre as várias perguntas que me fazem, uma delas é: “Há alguma ferramenta que ajude no controle e na implantação desses processos?”. Minha resposta típica, como você já imagina, é: “um monte de notas adesivas, um quadro branco, planilhas e documentos que possam ser compartilhados”. Já apontei para exemplos de Product Backlog e Sprint Backlog que se valem desse tipo de documentos. Uma busca por Scrum no SourceForge.net ou no GitHub.com também aponta para uma série de programas que podem ser úteis, boa parte deles baseada em uma interface web, com maior ou menor grau de complexidade. Um dos que mais gostei chama-se, justamente, Scrinch (http://sourceforge.net/projects/scrinch/). Uma tela da ferramenta é apresentada na Figura 13.5.

O programa é escrito em Java e, para começar a explorá-lo, é necessário fazer o download em um diretório apropriado e executá-lo em seu ambiente Java (tipicamente, com um comando da forma java – jar scrinch_xx.jar – em que xx é o nome da versão que você baixou). Por ser escrito em Java, ele já é multiplataforma por natureza e poderá ser utilizado no sistema operacional de sua preferência. Na página wiki do projeto (http://sourceforge.net/p/scrinch/wiki/Home/) há um sucinto, mas completo, manual de usuário. Os relatórios (que incluem gráficos) gerados para o acompanhamento do projeto podem ser exportados para arquivos em PDF, facilitando o compartilhamento de informações. Um projeto exemplo também está disponível para os preguiçosos que, como eu, querem ver rapidinho tudo o que o programa é capaz de fazer antes de começar a brincar com ele.

Para aqueles que estão começando a se aventurar com o Scrum, o Scrinch e seu manual podem ser um bom ponto de partida, mantendo todos os artefatos e controles do processo em um ambiente único e consolidado. Para os que já conhecem o processo, ainda assim, vale a pena dar uma olhada na ferramenta e em seus exemplos.

Figura 13.5 – Um exemplo de tela do Scrinch com o Product Backlog ao fundo e um gráfico de carga de trabalho.