Posted on: qua, 08/28/2019 - 17:35 By: Mônica Chiesa

Quando você trabalha com equipes cujos membros colaboram a distância, as ferramentas do Google, em especial o Drive e o Hangouts, são ótimas para a criação de um ambiente Scrum na nuvem. Mesmo assim, nada substitui a proximidade e as reuniões presenciais. Por isso, mesmo que seu time trabalhe, na maior parte do tempo, de forma remota, procure estabelecer momentos em que todos possam se encontrar em um mesmo local.
Recomendo que as práticas do quadro branco e as notas adesivas reflitam-se nas ferramentas colaborativas. É possível, por exemplo, usar uma tela grande na qual seja exibida uma planilha representando o KanBan, editado por todos os colaboradores que trabalham local e remotamente. Outra tela pode ter o mapa mental com o Product Backlog integral e outra o Burndown Chart para o Sprint em execução.

O Hangouts (a ferramenta de videoconferência do Google) servirá para você trazer as pessoas que estão distantes para a sua reunião diária do Scrum. Torne essas reuniões remotas tão sagradas quanto as presenciais. Estabeleça multas por faltas e atrasos.
Outra grande vantagem do Google Drive é sua onipresença em qualquer tipo de dispositivo, tornando fácil acompanhar a evolução de um projeto a partir de um tablet ou celular inteligente sempre que necessário.