Posted on: qua, 08/28/2019 - 17:29 By: Mônica Chiesa

As notas adesivas são o elemento mais colorido, vibrante, dinâmico e lúdico do Scrum. Elas acompanham o processo desde o brainstorm, que definirá o Product Backlog e a priorização de seus recursos e suas histórias até o progresso de sua execução no KanBan.
Sempre recomendo o uso de notas adesivas coloridas, cada cor representando uma categoria majoritária da User Story (programação do back-end e front-end, marketing, documentação, etc.), de tamanho aproximado ao de um telefone celular. Gosto também de usar notas pequenas, brancas, onde esteja escrito o nome dos membros da equipe responsável (tipicamente um par) para cada história no topo da etiqueta principal. Pequenas notas vermelhas são usadas para identificar um impedimento a ser resolvido pelo Scrummaster. Anotações relativas às tarefas que fazem parte da história podem ser feitas na própria etiqueta que a contém, ou em notas adicionais (preferencialmente da mesma cor) coladas à etiqueta original (Figura 13.2).

Figura 13.2 – Exemplo de nota adesiva representando uma User Story, seu responsável e as anotações relativas à execução da tarefa.