Introdução

Posted on: dom, 08/18/2019 - 20:34 By: Mônica Chiesa

Relutei muito em escrever este livro, já que, desde 2006, tenho publicado em meu blog, no portal Dicas-L e no LinkedIn textos sobre Scrum e, junto de muitas outras coisas boas escritas por muita gente, pensei que não teria mais nada a acrescentar. Meu editor, Rubens Prates, abriu meus olhos para o erro de interpretação que cometi, usando (não sei se proposital ou intuitivamente) minha característica de leitor contumaz como exemplo. Junto ao Prates, outro grande Rubens, o Queiroz, e mais um monte de bons amigos cobravam-me um livro, não necessariamente este aqui. Minha desculpa era sempre a mesma: se juntar tudo o que escrevi já dá mais de um livro! Mas não era a mesma coisa.

A gente aprende lendo na web, em artigos curtos e mesmo em coleções deles. Porém a relação com um livro é diferente. É de apego, companheirismo, amizade. Um livro a gente leva para a cama, e custa a dormir enquanto conversa com ele. Um livro tem aquele cheirinho bom de livro. E, no fim das contas, eu tinha a obrigação, antes de tudo, de atender ao insistente pedido do Franklin Carvalho (autor do prefácio da primeira edição), que disse que eu estava sendo egoísta ao privar os meus leitores já fiéis e outros, que nem me conhecem, de ter um livro meu em suas mãos. O Franklin gosta de mim e, por isso, enche a minha bola. Entretanto, eu tenho que reconhecer que o Franklin está sempre certo, em todos os aspectos relativos à vida, ao universo e a todas essas coisas.

Também, claro, foi impossível deixar de pensar que, afinal, já tendo traduzido milhares de páginas que acabaram em livros impressos, eu posso dar-me o direito de permitir, a meus pensamentos, a honra do mesmo destino.

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.