21.5 Retrospectiva

Posted on: sex, 07/12/2019 - 11:02 By: Cesar Brod

Para efeito dessa dinâmica e dada a importância do rito, gosto de deixar a parte relativa à retrospectiva fora dos quatro dias de noventa minutos. Ainda assim enalteço que, na vida real, ela deve acontecer logo após a Revisão do Sprint. Esse é um rito da equipe e o Product Owner pode ou não participar dela, isso é decisão da equipe. Eu prefiro que ele participe.

Há muitas maneiras de se fazer uma retrospectiva. O importante é que ela seja divertida. Paulo Caroli e Tainã Caetano exploram isso muito bem em seu livro Retrospectivas Divertidas (veja em Leitura Complementar) trazem muitos exemplos. Aqui proponho uma muito simples: o mau e o bom.

Distribua notas adesivas entre os participantes do Sprint (ou de sua oficina) e peça que, individualmente e durante dez minutos, cada um anote o que achou ruim, o que deu errado, o que tem espaço para melhorar. Uma observação por nota adesiva.

Passados os dez minutos, recolha as notas adesivas e dê dez minutos para que cada um pense em coisas boas e, da mesma forma, anotem o que foi legal, o que deu certo.

Enquanto os participantes escrevem o que foi bom, agrupe as notas adesivas por tema e coloque-as em um quadro branco, do lado esquerdo, com o título MAU em destaque.

Após recolher as anotações do que foi bom, leia e incentive os comentários das coisas que foram ruins. Depois, leia e agrupe em temas as coisas que foram boas e observe como elas já orientam na solução daquilo que foi ruim, colando-as no lado BOM do quadro.

Não quero oferecer um “teaser” aqui, mas não tem jeito: tipicamente, o que foi bom tem a ver com pessoas e suas interações e o que foi ruim com o que prejudicou essas interações.

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.