21.2 - Segundo dia, a reunião diária

Posted on: sex, 09/20/2019 - 15:22 By: Mônica Chiesa

Entre a dinâmica do primeiro dia (de noventa minutos!) e o início desta, relembre o papel do Scrummaster (Capítulo 4), o líder servidor da equipe. Comece a contar o tempo (90 minutos, 35 + 10 + 35). O Scrummaster incentiva a equipe a que comece a reunião diária, contando o que cada um fez no dia anterior, o que fará no dia de hoje e se ainda existe algum obstáculo. Lembre-se, 90 segundos por pessoa, máximo de 15 minutos para toda a reunião.

Note que o Scrummaster não deve fazer o papel de intermediário na solução de impedimentos. Por exemplo, se o que falta é alguma informação relativa ao comportamento do usuário perante ao produto a ser desenvolvido, o Scrummaster poderá identificar, junto ao Product Owner ou diretamente, a quem fazer as perguntas, colocando essa pessoa em contato direto com o desenvolvedor. No caso de um impedimento técnico ou dúvida de um par de desenvolvedores, dentro dos quinze minutos da reunião o Scrummaster pode verificar se, dentro da equipe, há alguém que pode ajudar a solucionar o impedimento ou se tem sugestões para tal.

Antes do final da reunião diária, o Scrummaster pergunta para a equipe, para cada história, o quanto “sente” que ela está completa: 50%, 30%, totalmente completa, ou há um impedimento que sequer permitiu que o desenvolvimento dela tenha iniciado. Vamos a um exemplo:

Scrummaster: equipe, considerando a história de oito pontos “como dono de um pet, desejo visualizar em um mapa as possíveis moradias (casa ou apartamento) em locais que aceitam pets para que eu possa me mudar para lá com o meu animalzinho”, qual o sentimento de vocês quanto a sua completude?

A equipe discute rapidamente e responde:

Equipe: Nosso sentimento é que já completamos cerca de três quartos dela.

Scrummaster: Muito bem, de oito pontos seis já foram consumidos.

As demais histórias não foram ainda passadas para a coluna Fazendo e permanecem no Sprint Backlog.

De um total de 21 pontos, seis foram realizados, restando 15 pontos a serem consumidos nos próximos três dias de 90 minutos. O Scrummaster anota, na respectiva história, que ela ainda tem dois pontos restantes e registra no Burndown Chart, conforme mostra a Figura 21.4.

Figura 21.4 – O Burndown Chart no início do segundo dia de 90 minutos.

Nesse caso, mesmo tendo sido esse um primeiro exercício, a equipe acertou em cheio em sua estimativa (caso raro!). Na próxima parte da dinâmica vamos ilustrar um caso em que isso não acontece.
 

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.