4.2.2 - Product Backlog e Sprint Backlog

Posted on: qua, 08/28/2019 - 09:45 By: Mônica Chiesa

Tabela 4.1 – Product Backlog inicial do aplicativo web GiftWizz.com

Usuário
Como usuário, sempre que eu desejar presentear alguém, usando qualquer dispositivo, quero receber a melhor sugestão para agradar o presenteado.
Como usuário, sempre que eu receber um presente, usando qualquer dispositivo, quero ter a opção de dar uma nota, de forma anônima, ao presente recebido a fim de que as sugestões sejam melhoradas.
Como usuário, quero optar, a qualquer momento, por receber informações de lojas reais ou virtuais que tenham o presente que possa agradar o presenteado.
Como usuário, quero optar, a qualquer momento, por receber um cupom de desconto que me permita adquirir o presente que possa agradar o presenteado.

 

Giftwizz
SPRINT 1

Como Giftwizz, no momento de cadastro do usuário, quero ter a permissão do mesmo para o acesso a seus dados em redes sociais (dados pessoais, lista de amigos, likes, posts), para gerar estatísticas que me permitam inferir boas sugestões de presentes para ele e para seus amigos.

SPRINT 1

Como Giftwizz, no momento de cadastro do usuário, quero ter a permissão do mesmo para, opcionalmente, ter o direito de postar mensagens em seu lugar a fim de divulgar o aplicativo.

Como Giftwizz, a cada vez que o usuário o utiliza, quero fazer perguntas que permitam enriquecer minha base de dados sobre o seu perfil, para inferir boas sugestões de presentes para ele e para seus amigos.
Como Giftwizz, em intervalos predeterminados, quero perguntar aos usuários qual presente recomendariam, a partir de uma lista, a um de seus amigos nas redes sociais.
Como Giftwizz, a todo momento, quero descobrir relacionamentos em minha base de dados que permitam sugerir presentes.
Como Giftwizz, quero ter acesso às operações dos lojistas que me permitam saber quais cupons foram convertidos em compras, a fim de calcular o percentual dos donos do produto e gerar relatórios aos lojistas e donos do produto.

 

Lojista/Empresa
Como lojista, a qualquer momento, quero ter acesso à lista de presentes sugerida pelo GiftWizz para poder oferecer produtos ao sistema.
Como lojista, quero receber relatórios do GiftWizz, exibindo as vezes em que meu produto foi sugerido e os cupons emitidos.
Como lojista, devo dar acesso ao GiftWizz de maneira que o sistema saiba quais cupons foram convertidos em compras.
Como lojista, apenas quando uma venda via cupom do GiftWizz for efetuada, quero gerar um pagamento ao mesmo para seguir me beneficiando do sistema.
Como empresa, quero poder efetuar cadastro através de email no GiftWizz, para (como um usuário) poder receber sugestões de presentes para um funcionário.
Como empresa, quero poder usar o GiftWizz para receber sugestões de presentes para um grupo de funcionários.

Repare que, no caso do GiftWizz, as histórias foram agrupadas por “persona” (usuário, lojista, o próprio assistente de inteligência artificial Giftwizz). Eu prefiro que, na medida do possível, o “sistema” nunca apareça como personagem. Reconheço, porém, que isso facilita, em muitos casos, o entendimento do que precisa ser desenvolvido pela equipe. Note também, ainda na Tabela 4.1, que algumas histórias já foram identificadas e separadas para serem desenvolvidas durante o primeiro Sprint. Elas serão movidas, então, para o primeiro Sprint Backlog. No Capítulo 6, você verá que esse Backlog evoluiu durante o Sprint Zero (falaremos mais sobre ele no Capítulo 11).

Comentar

CAPTCHA Nosso portal usa esse mecanismo para evitar spam.